Aprenda a se alimentar de acordo com os grupos alimentares. | A Herborista

Aprenda a se alimentar de acordo com os grupos alimentares.

Carboidratos: Controlar a ingestão de carboidratos como arroz, macarrão, massas, cereais, mandioca, batata, mandioquinha, inhame, cará, farinhas como milho, mandioca, trigo e semolina, milho verde, pão, bolachas salgadas e doces, torradas, biscoitos de polvilho, tapioca, canjica. São alimentos fontes de energia, porém devem predominar cereais integrais na dieta.

Leguminosas: São os feijões, grão de bico, ervilha, lentilhas. São fontes de proteínas vegetais e fibras solúveis ou seja elas elevam a taxa glicêmica no organismo.

Frutas: Apresentam maior teor de açúcares que na maioria das hortaliças. Consuma diariamente frutas cítricas, fontes de vitamina C. Evitar as frutas secas. Sempre prefira a fruta ao invés dos sucos. Não há frutas proibidas para o diabético apenas tente comer três tipos de frutas diariamente sem repeti- las ao longo do dia.

Leites, queijos e iogurtes: São alimentos proteicos e as melhores fontes de cálcio da nossa alimentação. Recomenda- se as opções desnatadas (Leites e iogurtes) desnatados, ou ligths.

*Verduras e legumes: Recomenda- se maior consumo de vegetais vermelhos, amarelos ou verdes intenso, eles são fontes de vitaminas que previnem as complicações crônicas do Diabetes.

Carnes e ovos: São fontes de proteínas, aminoácidos e ferro. Dar preferência ao consumo de carnes magras, ao frango sem pele e ao peixe, reduzindo assim a oferta de gorduras saturadas.

Óleos: Recomenda- se consumo moderado de óleo, dar preferência a azeites.

 

Fonte:
Dra Queli Raimundo Montagnani Dias
Nutricionista –  CRN-3 42515/P